sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Similaridades, inquietações e provocações da música e do teatro

Douglas Daronco da organização dos Saraus Tardes de Dionísio
e Hellen Carvalho que fará apresentação de suas composições
no dia 30 de agosto, na leitura do texto de Nana Rodrigues


O encontro da música e o teatro


Similaridades, inquietações, e, provocações que se articulam com o texto de Nana Rodrigues "Não mais um dia comum ou o tempo em que éramos felizes ontem", e que terá leitura dramática no dia 30 de agosto de 2010 na Casa Hoffmann, dentro dos Saraus “Tardes de Dionísio”.

Apontamentos feitos por Hellen Carvalho sobre o texto e com as seis composições suas que serão apresentadas no programa.

1. CINE THE END (Hellen Carvalho) 

similaridades com as inquietações e provocações lançadas pelas músicas da Hellen e que articulam com o texto: “( ...)- Os dias tristes e os felizes....fica difícil de suportar....OK, já acabou...sempre acaba não é?”

2. AMARGO (Hellen Carvalho)
3. NEURA (Hellen Carvalho)

similaridades com as inquietações e provocações lançadas pelas músicas da Hellen e que articulam com o texto; O AR DE DEBOCHE, IRÔNICO, de algumas frases idéias, nos levaram as músicas: AMARGO e NEURA.

“(...) Todos vão morrer....não serão um, ou dois, serão todos e o tempo todo... te incomoda a luz? Te incomoda o tamanho da letra...você vai ficar cega se continuar vendo as coisas assim... Não coloca sua mão no meu corpo, eu deveria dizer, não coloca sua mão ...Larga essa faca ou eu me mato.  Larga essa maldita faca, tira ela do meu pescoço, deixa eu morrer em paz... Sabe, eu não queria fuder com você. Mas já que todo mundo quer, eu também quero...Eu quero o que todo mundo quer! ...Eu quero ser o mundo de todo mundo! (...)”

4. DRY BLUES (Hellen Carvalho)

similaridades com as inquietações e provocações lançadas pelas músicas da Hellen e que articulam com o texto: “ (...)(não há nada)... Já está feito e tudo depois daqui vai gerar dor....Tudo o que for feito, bem feito ou mal feito vai gerar dor... Vai gerar essa dor que não precisava existir, que não precisava....No fim....Quando será o fim? ....Quando você decidir que sim.
...Que sim ou que não?...Que sim...Que sim então!...(pausa)(...)”

5. TEMPORAIS (Hellen Carvalho)

(ESTAÉ UMA MÚSICA INÉDITA, A GRAVAÇÃO NÃO É DEFINITIVA, FOI UMA GRAVAÇÃO PARA REGISTRO)

similaridades com as inquietações e provocações lançadas pelas músicas da Hellen e que articulam com o texto: “(...)As garrafas foram encontradas vazias no local... Garrafas de refrigerante vazias, uma caixa pequena de pizza, apenas um prato...Mesmo sendo duas pessoas, apenas um prato... Eles ainda se amam, comem juntos...Ainda se amam...O que é o amor pra você Ilustríssimo Senhor?... Eu sou o que está em seu pensamento, no fundo dos seus olhos, no fundo do seu céu.  Você não tem capacidade de cuidar de uma criança. Você não tem capacidade de cuidar de um velho.
Você não tem capacidade de cuidar de uma planta...Essa é você...Eu mal consigo respirar, eu mal consigo andar... Eu sou só um pensamento te julgando, não me responda, eu não preciso de respostas... Guarde-as para você. Você precisa de respostas, o tempo todo, pra te punir... Eu não consigo ver, você me chama um taxi, me leva até a porta, segura na minha mão, se certifica de que ele vai me deixar em casa... Os seus ossos são fáceis de quebrar? Fáceis de digerir?... Pra mim, o “mim” não existe, são só as horas passando. ...Que horas são? ...As que você quiser...O prato sujo, um pedaço de tomate, pele, pele de tomate secando no prato...Os meus cabelos começaram a cair... Não há mais como parar, não é?...Sobre o que? ...Sobre aquela mulher...Que mulher?... Aquela que era eu ou você.
...Eu já fui como você...Já foi? ... E o que aconteceu?... Eu também fiquei enjoada e você nasceu...Eu nasci?...Nasceu ou morreu, não me lembro mais... Eu preferia morrer...Então nasceu... Quando vai acabar?...Quando eu quiser... Então não vai acabar... Se você quiser.(a mulher comum está)(...)”
  
6. JOGO A TRÊS (Hellen Carvalho)
  
similaridades com as inquietações e provocações lançadas pelas músicas da Hellen e que articulam com o texto: “ (...)Quando as letras vão começar a cair do papel?...a verdade não cabe em mim, nunca me serviu...Tem pessoas e coisas, você quer?...Não sei...Tem pessoas, coisas, números, números-datas, tem comida...Você percebe como o mar está mais calmo hoje?.... Eu estou com sede... Pegue um refrigerante no frigobar... É de graça? ...Pode pegar, é seu agora... Pegue todos...Todos? ...Sim... Vai ter uma festinha da filha do meu amigo sábado, você quer ir? (...)“

Nenhum comentário:

Postar um comentário