quarta-feira, 28 de julho de 2010

Na Casa Hoffmann, os saraus "Tardes de Dionísio"

A Casa Hoffmann que é a sede do Centro de Estudos do Movimento, da Fundação Cultural de Curitiba, nos próximos dois meses e a cada quinze dias, vai incluir em suas atividades além da dança, a leitura de textos teatrais e a apresentação de músicos, compositores, cantores e instrumentistas.

Na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, com início às 18 horas, a Casa Hoffmann abre a série de saraus “Tardes de Dionísio”. No primeiro evento vai ser feita a leitura do texto “Nós”, de Douglas Daronco, pelos atores Thadeu Peronne, Mazé Portugal, Juliana Leitoles e João Graf. Peronne faz a direção e conta com a assistência de Mazé Portugal. O grupo Pangea União Musical formado por Isaac Dias, Gabriela Bruel, Nati Bermúdez, Tatiana Dias e Karla Izidro vai apresentar músicas compostas por seus integrantes e, no encerramento do sarau, a coreógrafa e bailarina Inês Drumond apresentará com Hadiji Nagao a coreografia que criou em cima da canção folclórica da Romênia “Istenem, Istenem”, gravada pelo grupo “Terra Sonora” e especialmente cedida para o evento.

Os saraus “Tardes de Dionísio” nasceram de uma sugestão, transformada em projeto, pelo jornalista, autor e produtor teatral Rogério Viana, que foi apresentada e discutida com a bailarina Eleonora Greca, coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Viana e Douglas Daronco assinam a produção e organização do evento que terá apresentações nos dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro.

Leitura, música e dança

Foi pensando nos textos de autores – novos ou inéditos como ele próprio - que teriam mais dificuldades de serem mostrados e por não terem um local ou mesmo espaço para que isso pudesse acontecer, que Rogério Viana teve a idéia de criar os saraus “Tardes de Dionísio” e oferecer aos novos autores de Curitiba a oportunidade de mostrarem suas peças de teatro, criando um programa, também, para compositores, cantores e instrumentistas apresentarem suas próprias criações e juntar, no espaço adequado da Casa Hoffmann, uma criação coreográfica de uma de suas formas de dança.

Viana convidou seu ex colega na Oficina de Dramaturgia (SESI Paraná), o professor e autor Douglas Daronco, para que, juntos, organizassem e promovessem os saraus “Tardes de Dionísio”. O projeto foi apresentado junto à coordenação da Casa Hoffmann e aprovado. A programação foi montada e os primeiros textos a serem apresentados serão de Daronco, Rogério Viana, Nana Rodrigues e Eliane Karas. Para futuras leituras os produtores e organizadores já abriram inscrições. Serão aceitos textos, preferencialmente, de novos e inéditos autores. Para a parte musical, os convites foram feitos para grupos, instrumentistas e compositores que poderão mostrar seus trabalhos autorais. A primeira participação será do grupo Pangea. No sarau do dia 16 de agosto vão mostrar suas composições os músicos Isaac Dias (violão e rabeca) e Gustavo Bonin (clarineta) e no dia 30 de agosto, se apresentará a cantora e compositora Hellen Carvalho. Para o evento do dia 13 de setembro os organizadores estão aguardando a confirmação de um jovem compositor curitibano que compõe blues e chorinhos.

Na parte de dança e para os quatro primeiros eventos dos saraus “Tardes de Dionísio”, a coordenadora da Casa Hoffmann, a bailarina Eleonora Greca convidou coreógrafos e bailarinos que executam atividades naquele local ou estejam vinculados a grupos de dança de Curitiba. A primeira participação, na segunda feira, dia 2 de agosto, será de Inês Drumond e de Hadiji Nagao. No dia 16 de agosto, quando acontecerá a leitura do texto “Eu Avec Você”, de Rogério Viana, com Eliane Karas e um ator por ela convidado, será apresentada uma dança de salão pelo bailarino e professor Ronald Pinheiro que vai trabalhar com um tema musical composto para o evento pelos músicos Gustavo Bonin e Isaac Dias. A programação do dia 30 de agosto terá um tema da cantora e compositora Hellen Carvalho coreografado pelo bailarino Rogério Halila. Ailton Galvão será o responsável pela coreografia a ser apresentada no programa do dia 13 de setembro, com tema de compositor já convidado e que não confirmou, ainda, sua participação.

Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.


Serviço:

Programação oficial do primeiro evento dos saraus “Tardes de Dionísio"

Dia 02 de agosto – 18h00

Leitura do texto “Nós” de Douglas Daronco

Direção: Thadeu Peronne 
Assistente de direção: Mazé Portugal
Atores: Thadeu Peronne, Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles
Coreografia e performances: Inês Drumond e a bailarina Hadiji Nagao.
Música ao vivo: Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez, Tatiana Luiz.
Música para a coreografia: Terra Sonora, faixa especialmente cedida por Plínio Silva – Istenem, Istenem, ancestral música folclórica de origem húngara, tradicional na região da Transilvânia, na Romênia.
Produção e Organização: Rogério Viana e Douglas Daronco


Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem - São Francisco
Setor Histórico
(41) 3321-3228
danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário