quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Trira Companhia de Dança se apresenta no sarau de segunda feira

Bailarinos da Trira Cia. de Dança se apresentam na Casa Hoffmann
A coreografia é de Hana Lissa Morgenstern


Nesta segunda feira, dia 8 de novembro, a partir das 19 horas, será realizado, na Casa Hoffmann, o sétimo encontro da série Saraus "Tardes de Dionísio", quando acontecerá a leitura do texto "Balas podem ser de chocolate", da cineasta e autora de teatro Ana Johann. 


Serão apresentadas quatro composições do Wandula Quarteto e, uma delas, será apresentada pela Trira Cia. de Dança, com coreografia de Hany Lissa Morgenstern. Participarão os bailarinos Ricardo Padovani, Isabel Munhoz e Valdecir Aparecido.


A leitura será dirigida por Eliane Karas e participam os atores Luiz Carlos Pazello, Sílvia Monteiro, Ana Ferreira, Valter Dias e Thadeu Peronne.


Ana Johann

Ana Johann graduou-se em jornalismo, se especializou em múltiplas linguagens pela PUC – PR e fez direção de documentário pela Universidade de Barcelona na Espanha.
Trabalhou dois anos na Calvin Entretenimento, divulgando o Festival de Teatro e outros projetos do Grupo.
Foi roteirista e assistente de direção na produtora de vídeos educacionais IESDE Brasil. O primeiro projeto que dirigiu e roteirizou sozinha foi o “de tempos em tempos”, contemplado em 2006 pelo Ministério da Cultura, concurso ‘Revelando os Brasis’.
Em 2006 e 2007 foi coordenadora de roteiro na TV Paulo Freire, projeto do Governo do Estado do PR, onde roteirizou entre outros trabalhos a série Habla, parceria entre Telesur e TV Paulo Freire. Em 2008 ganhou o edital Curta-cidadania também do Ministério da Cultura com o documentário “Abaixo do céu”.
Atualmente participa do Núcleo de dramaturgia do Sesi, tem uma produtora independente de documentários, a Capicua filmes (www.capicua.com.br) é roteirista e documentarista. 
O que é "Balas podem ser de chocolate"?

Segundo a autora, "Balas podem ser de chocolate" conta esta história: Um casal tem que ficar novamente diante um do outro num ritual de descasamento. O sacerdote procede a cerimônia e outros personagens chegam para dialogar - a mãe, o amante, o calheiro. Pouco a pouco vamos entrando no mundo deste casal até parecer que “as balas podem ser de chocolate”.


Quem é Hany Lissa 


Psicóloga com experiência clínica, ênfase em psicologia corporal e formação em hipnose estratégica, Hany Lissa Morgenstern é bailarina profissional, professora de dança há mais de 10 anos, com especialidade e experiência em dança contemporânea, ballet clássico, sapateado, consciência e expressão corporal. 


Diretora artística da Trira Centro de Artes & Aprimoramento Humano, também desenvolveu e aprimora, há 11 anos, a metodologia de pesquisa e de desenvolvimento corporal aplicada em bailarinos, cantores, músicos, atores e o público geral interessado em repensar, reviver e experenciar o próprio corpo e suas relações. Desenvolveu e coordena o projeto de formação de diretores em dança contemporânea, desenvolveu diversos projetos de inter-relação entre psicologia e dança para públicos variados. 


Atualmente ela realiza pesquisa e articula um escrito fundamentando a concepção de criação artística, proposta pelo Centro de artes TrirA, buscando estabelecer teoricamente formas de compreender a importância do sujeito na criação, buscando interligar teorias da psicanálise, fenomenologia, semiótica e estética. 


Professora de pós-graduação no curso de arte-terapia, a coreógrafa leciona o módulo de dança onde pretende expandir sua visão e seu entendimento do sujeito no ato da criação artística dentro da linguagem da dança. Professora de pós-graduação no curso de Dança e Educação Física, nos módulos de Corporeidade e Manifestações estéticas nas vivências corporais. 


Hana Lissa já assinou como diretora artística e coreógrafa mais de 18 espetáculos de dança, participando como bailarina de mais de 20 espetáculos e inúmeras pequenas obras coreográficas. Coordena hoje um Grupo de estudo sobre a consciência e o reconhecimento da Espiritualidade na formação e maturação do sujeito.

Contatos com Trira Cia. de Dança
A Tira Cia. de Dança, dirigida por Hany Lissa Morgenstern tem sede na Rua Santa Catarina, 159 no bairro Água Verde em Curitiba (PR). Contatos pelos fones  3242-4809 e (fax) (41)3242-4809

Nenhum comentário:

Postar um comentário