quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Texto de Cláudia Brito encerrou série de Saraus "Tardes de Dionísio"

A leitura de "Paraíso 46" de Cláudia Brito

Com a realização do oitavo encontro, encerrou-se, no dia 22 de novembro, a série Saraus "Tardes de Dionísio", encontro da dramaturgia, dança e música, na Casa Hoffmann, em Curitiba (PR). O último encontro foi com a leitura do texto "Paraíso 46" da atriz e autora Cláudia Brito, ela que integrou o Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná no ano passado. 

Como não foi possível, outra vez, obter a liberação de apresentação musical junto ao ECAD, a apresentação de dança pelo bailarino Lucas Roque, foi sem música.

Os saraus "Tardes de Dionísio" foram concebidos pelo jornalista, autor e diretor de produção Rogério Viana e com a colaboração do professor e autor teatral Douglas Daronco. Foi um trabalho voluntário realizado na Casa Hoffmann, onde nenhum participante, nos oito encontros, recebeu nenhuma remuneração pelos trabalhos apresentados lá.

Cláudia Brito, integrante do grupo PalavrAção, da UFPR, convidou Paulo Marques para dirigir a leitura de seu texto "Paraíso 46" e a leitura foi realizado por: 

Gerson Delliano - Dr. Franz, Alfred (pai)
Enrique Gaio - Dr. Franz, Heinrich (primogênito) 
Marcos Trindade - Profº Franz, Wagner (2º filho) 
Paulo Marques  - Dr. Franz, Hubert (primo) 
Letícia da Rosa - Franz, Helga (mãe)
Alaor Carvalho - Dr. Himmler, Joseph

As rubricas do texto foram lidas pela própria autora, Cláudia Brito. 

Quem é Cláudia Brito

O elenco que se apresentou sendo cumprimentado por Eleonora Greca
Cláudia Brito é atriz e dramaturga da Companhia de Teatro Palavração. Interessou-se pelo teatro ainda na adolescência, trabalhando em espetáculos como "Aquele que diz sim, aquele que diz não", de Bertold Brecht, "Sonho de uma noite de verão", de Shakespeare, "Arlequim, servidor de dois amos" de Carlo Goldoni, "A casa de Bernarda Alba" de Garcia Lorca, entre outros. Como pesquisadora, debruçou-se sobre a obra de Samuel Beckett, trabalho que resultou no texto para teatro "Esperando Dom Sebastião". Em 2009 veio a grande oportunidade: o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná que possibilitou seus desenvolvimento como dramaturgia, a descoberta de novas linguagens e da dramaturgia contemporânea, além da criação do texto "Paraíso 46" que será lido pela primeira vez em público e que foi publicado no volume 9 da coleção "Novos autores" do Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná.

O bailarino Lucas Roque na sua coreografia
Cláudia Brito com atores e atriz da leitura na Casa Hoffmann
(fotos de Douglas Daronco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário